Portugal é o segundo maior consumidor do mundo de energia eólica!

09-01-2010 22:38

 

Em 2009, 15,03 por cento da electricidade consumida nos lares portugueses teve origem no vento. Este é um valor que eleva o País do terceiro para o segundo lugar mundial no contributo de energia eólica no consumo de electricidade, atrás da Dinamarca e à frente da Espanha, segundo dados da Redes Energéticas Nacionais (REN) sobre a produção de energia eléctrica em Portugal, em 2009.
 
Os dados, citados na passada terça-feira pelo jornal "Público", mostram que, por cada 24 horas, três horas e 36 minutos, em média, vieram do vento, ou seja, mais 31,6 por cento do que no ano transacto.

Num ano em que o consumo sofreu uma quebra de 1,4 por cento e a importação de electricidade diminuiu para metade, a produção nacional eólica de 7493 GW/hora quase equivaleu (96 por cento) à de Sines e Tapada do Outeiro em conjunto, tendo ficado pouco abaixo (94 por cento) do contributo de todas as barragens em funcionamento. Para esses resultados contribuiram as condições meteorológicas dos últimos dois meses do ano, que foram especialmente ventosos.

No total, as renováveis representaram 35,9 por cento de todo o consumo de energia eléctrica em Portugal no ano passado. A produção de hidroelectricidade cresceu 24,7 por cento, enquanto que o fotovoltaico cresceu 315 por cento. Para aquele valor contribuíram também outras energias limpas, como a cogeração e a biomassa.