Tampas de plástico apoiam compra de cadeira de rodas
Milhares de tampas de plástico enviadas para reciclagem vão servir para a aquisição de cadeiras de rodas.
O projecto, promovido pela Associação Tampa Amiga (a que a Câmara Municipal de Loulé aderiu), tem por objectivo realizar campanhas de recolha de tampas de plástico, que após enviadas para empresas de reciclagem, permitem obter fundos para a aquisição de equipamentos ortopédicos (tais como cadeiras de rodas e camas articuladas), destinadas a pessoas com carências socioeconómicas, através de instituições de solidariedade social ou pelo próprio.
Para concretizar este projecto, a associação trabalha em parceria com particulares, entidades e sistemas aderentes (entidades de recolha e valorização de resíduos - ALGAR) - responsáveis pelo armazenamento das tampinhas e posterior reencaminhamento para reciclagem.
A primeira fase culminou em Janeiro de 2007, tendo sido recolhidas na região do Algarve aproximadamente 29 toneladas de tampas, as quais foram enviadas para reciclagem, pela ALGAR, via Sociedade Ponto Verde, resultando da sua reciclagem o valor de 17.358,42€, convertendo-se este valor em materiais ortopédicos.
No Concelho de Loulé foram reunidas, em 2006, 14,440 toneladas de tampas de plástico, ou seja, perto de metade do total da região. Entre Janeiro e Agosto de 2007, Loulé contribuiu com 4,080 toneladas.
Em comunicado de imprensa, o município de Loulé convida toda a população a juntar tampas plásticas, que podem ser entregues na Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Loulé, sita na Rua Nossa Senhora de Fátima, Edifício do Terminal Rodoviário. A entrega é também possível nas outras Câmaras Municipais do Algarve, Estações de Transferência da Algar, Ecocentros de Albufeira, Portimão e Quarteira.