FAQ

O que é ''Área de Projecto'' ?

No sistema de ensino em Portugaç, área de projecto é uma área não disciplinar onde os alunos deverão desenvolver um projecto em todas as suas fases de concretização e avaliação do mesmo. Em termos históricos, veio substituir a chamada "área escola", que não tinha tempo atribuído no horário dos alunos.

Qual o objéctivo de "Área de Projecto" ?

A Área de Projecto é uma componente obrigatória do currículo em todos os ciclos. Tem o objectivo de envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projectos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas disciplinares em torno de temas de pesquisa ou de intervenção. As temáticas desta área curricular não disciplinar são: "Saídas Profissionais"; "Dádiva de Sangue e de Medula Óssea" e as várias "Problemáticas Ecológicas".

Conceito de Sustentabilidade

A primeira definição de desenvolvimento sustentável foi cunhada pelo Brundtland Report, em 1987, afirmando que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.

Nas décadas seguintes, grandes conferências mundiais foram realizadas, como a Rio’92, no Rio de Janeiro, em 1992, e a Rio+10, em Johannesburgo, em 2002. Nessas reuniões, protocolos internacionais foram firmados a fim de rever as metas e elaborar mecanismos para o desenvolvimento sustentável. O desafio global de melhorar o nível de consumo da população mais pobre e diminuir a pegada ecológica e o impacto ambiental dos assentamentos humanos no planeta foi o grande tema em debate.

No final da década de 1980 e início da década de 1990, as questões de sustentabilidade chegaram à agenda da arquitetura e do urbanismo de forma incisiva, trazendo novos paradigmas.

Construção Sustentável é mais cara?

A adopção de soluções ambientalmente sustentáveis na construção não acarreta um aumento de preço, principalmente quando adoptadas durante as fases de concepção do projeto. Em alguns casos, podem até reduzir custos. Ainda que o preço de implementação de alguns sistemas ambientalmente sustentáveis num edifício verde gere um custo cerca de 5% maior do que um edifício convencional, a sua utilização pode representar uma economia de 30% de recursos, durante o uso e ocupação do imóvel.

Um sistema de aquecimento solar, por exemplo, se instalado em boas condições de orientação das placas, pode ser pago, pela economia que gera, apenas após um ano de uso. Edifícios que empregam sistema de reutilização de água (a água dos chuveiros e lavatórios, após tratamento, volta para abastecer os sanitários e as torneiras das áreas comuns) podem ter uma economia de água da ordem de 35%. A viabilidade econômica é uma das três condições para a sustentabilidade.

O estudo inglês Costing sustainability, “How much does it cost to achieve BREEAM and EcoHomes ratings (2004)”, concluiu que em alguns casos a adopção de estratégias avançadas de sustentabilidade podem, inclusivé, reduzir custos.

“A construção sustentável não é mais cara, desde que integrada na etapa de concepção do edifício.”
Antônio Setin (presidente da construtora Setin)

“Além de gerar economia, a construção sustentável é valorizada. Ou seja, os imóveis sustentáveis terão maior valor de venda e revenda, em poucos anos”
Alexandre Melão (Esfera)

Quais as vantagens de um Projecto Sustentável?

O projecto sustentável, por ser interdisciplinar e ter premissas mais abrangentes, garante maior cuidado com as soluções propostas, tanto do ponto de vista ambiental como dos aspectos sociais, culturais e económicos.

O resultado final dessa nova arquitectura ecológica, verde e sustentável, proporciona grande vantagem aos seus consumidores. Quem não quer ter uma casa ecológica, termicamente confortável e que gaste menos água e energia?

A casa ecológica, além de beneficiar o meio ambiente, garante o bem estar do seu usuário (faz bem à saúde, ao bolso e ao planeta).

Já a prática da arquitectura sustentável em empreendimentos imobiliários pode ser ainda mais vantajosa, uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Este tipo de mercado é hoje uma alternativa ainda pouco procurada, mas no futuro, tranformar-se-á em requisito, pois está directamente associado à necessidade urgente de melhor qualidade de vida.

Os principais benefícios são:

  • redução dos custos de investimento e de operação;
  • imagem, diferenciação e valorização do produto;
  • redução dos riscos;
  • mais produtividade e saúde do usuário;
  • novas oportunidades de negócios;
  • satisfação por cumprir o seu dever para com o ambiente.

O que são materiais ecológicos ou ecoprodutos?

Ecoprodutos são todos artigos de origem artesanal ou industrializada, que sejam não -poluentes, não tóxicos, benéficos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Como saber se o material/tecnologia é sustentável ou menos prejudicial ao ambiental?

  • Matéria-prima – É reciclada? Como é extraída? É um recurso renovável?
  • Qual é o processo produtivo? Apresenta baixo consumo de energia? E de água? O processo é poluente? (ar, água, terra, som). Gera que tipo de resíduos?
  • O produto é poluente?
  • A sua instalação e manutenção gera resíduos?
  • Como é a logística de distribuição do produto? Consome muita energia?
  • E a embalagem? Possui potencial de reciclagem ou de reutilização?
  • Possui algum tipo de certificação?